Escola de Teatro
    Apresentação
  Diretoria
  Organização Administrativa
  Corpo Docente
  Espetáculos e Eventos
Espaço Físico
Biblioteca
 
Teatro Martim Gonçalves
    Apresentação
    Espetáculos
Ficha-Técnica
Galeria Nilda Spencer
  Apresentação
  Eventos
  Sala 05
  Apresentação
  Eventos
Espaço Físico
Ensino
  Graduação
    Cursos
  Processo Seletivo
  Pós-Graduação
Extensão/ Pesquisa
  Atividades
 
  Permanentes
  Companhia de Teatro da UFBA
Curso Livre
Leitura Dramática
Ato de Quatro
Eventuais
  Grupos
Fale-conosco
Escola de Teatro da UFBA
Teatro Martim Gonçalves
UFBA

 

ESCOLA DE TEATRO DA UFBA

PRÊMIO FAPEX DE TEATRO 2010

Estão abertas as inscrições para o Prêmio FAPEX de Teatro 2010. O referido prêmio é uma iniciativa da FAPEX, da Escola de Teatro da UFBA, da EDUFBA e do FIAC e, em sua edição 2010, contemplará 03 autores de textos teatrais inéditos, com premiação em dinheiro, publicação da peça pela EDUFBA, e, ainda, a realização de uma leitura dramática durante a programação do FIAC/2010. Este prêmio foi pensado como um estímulo aos jovens dramaturgos residentes na Bahia. As inscrições estão abertas em www.fapex.org.br/teatro/Default.aspx desde o dia 16 de junho até dia 31 de julho. No link estão disponibilizados o Edital do Concurso e a Ficha de Inscrição. Os textos não poderão ser enviados pela internet. Toda a orientação está no edital e dúvidas adicionais poderão ser esclarecidas através do email: webmaster@fapex.org.br .

A história do teatro baiano pode ser delimitada pelo antes e depois da criação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (1956). O trabalho de Martim Gonçalves com o grupo A Barca (1956-1963) renovou a cena teatral com uma política de intercâmbio que transformou a Escola numa referência para o ensino de teatro na América Latina e, atualmente, para o mundo. O Teatro Martim Gonçalves (nome atual do original Teatro Santo Antônio criado por Martim no casarão homônimo em 1958) teve ao longo dos últimos 49 anos um papel importante como impulsionador da cena teatral na Bahia. Criado para ser reestruturado em dois anos, o Teatro Martim Gonçalves manteve-se com pequenas reformas durante mais de 40 anos e, agora, finalmente, reestruturado e redimensionado, é devolvido à cidade como um de seus melhores equipamentos.

Duas intenções norteiam suas atividades: por um lado, a divulgação da dramaturgia contemporânea através de um teatro vivo, conquistando o interesse do público e integrando efetivamente a produção universitária à vida da comunidade; por outro, a implantação de um instituto-modelo onde se formam atores, diretores e professores com os mais modernos métodos e técnicas.

Com base na premissa universalmente conhecida pelos profissionais do palco - teatro se aprende na prática - a Escola de Teatro prosseguiu projetando suas atividades para propiciar ao aluno a contínua vivência do fazer artístico em paralelo com os estudos teóricos. Além de testar seu desempenho como ator e diretor em montagens didáticas, vinculadas a disciplinas do currículo, o aluno participa continuamente de espetáculos e mostras públicas

Cerca de 20 espetáculos são montados anualmente por professores, alunos e artistas convidados, promovendo o encontro da Universidade com a Comunidade e revelando a forte presença da Escola de Teatro no cenário cultural de Salvador. A Escola de Teatro, além disso, nos últimos cinco anos tem recebido nota máxima seis na avaliação realizada pela CAPES, em sua pós-graduação (mestrado e doutorado); assim como nota máxima cinco em seus cursos de graduação, avaliação realizada pelo Guia do Estudante, publicação que há 12 anos avalia as instituições de ensino superior brasileiras. Deste modo a Escola de Teatro da UFBA hoje é, assim como no passado, um centro de referência e excelência da arte teatral no Brasil.

Missão

Duas intenções norteiam suas atividades: por um lado, a divulgação da dramaturgia e da encenação contemporânea através de um teatro vivo, conquistando o interesse do público e integrando efetivamente a produção universitária à vida da comunidade; por outro, a implantação de uma escola-modelo onde se formam atores, diretores e professores com os mais modernos métodos e técnicas.

Para reafirmar a sua missão histórica, a Escola de Teatro tem como princípios norteadores:

A promoção da excelência acadêmica na graduação e na pós-graduação;

A promoção da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão;

A publicização das atividades artísticas da Escola de Teatro junto às comunidades interna e externa à UFBA.

A Graduação

Pós-graduação

 
 
Escola de Teatro da UFBA - Rua Araújo Pinho 292- Canela - Salvador-BA-CEP:40110-060 Tel.:(71)3283-7850/3283-7851 Teatro Martim Gonçalves Tel.:(71)3283- 7862, E -mail:teatro@ufba.br

Site desenvolvido por W E B @ M M - André Melhor Miranda / andremelhor@hotmail.com 2008/2