Escola de Teatro
    Apresentação
  Diretoria
  Organização Administrativa
  Corpo Docente
  Espetáculos e Eventos
Espaço Físico
Biblioteca
 
Teatro Martim Gonçalves
    Apresentação
    Espetáculos
Ficha-Técnica
Galeria Nilda Spencer
  Apresentação
  Eventos
  Sala 05
  Apresentação
  Eventos
Espaço Físico
Ensino
  Graduação
    Cursos
  Processo Seletivo
  Pós-Graduação
Extensão/ Pesquisa
  Atividades
 
  Permanentes
  Companhia de Teatro da UFBA
Curso Livre
Leitura Dramática
Ato de Quatro
Eventuais
  Grupos
Fale-conosco
Escola de Teatro da UFBA
Teatro Martim Gonçalves
UFBA

 

TEATRO MARTIM GONÇALVES:

Em 1958 foi inaugurado o Teatro Santo Antônio ( no aniversário de 40 anos da Escola este foi rebatizado para Teatro Martim Gonçalves), fazendo parte do complexo arquitetônico do casarão. Na época, este teatro era uma construção provisória para que futuramente fosse realizada a construção definitiva.

Hoje, após 50 anos, o antigo Teatro Santo Antônio (atual Teatro Martim Gonçalves) foi reinaugurado em 01 de outubro de 2007, tendo como base a concepção inicial de palco italiano, com plena caixa cênica que permite aos estudantes e professores uma infra-estrutura física para ensino e produções teatrais em condições compatíveis com as necessidades de uma Escola de Teatro que é referência nacional e que tem no teatro seu principal laboratório de ensino, pesquisa e extensão.

O antigo teatro foi demolido e reconstruído, elevando-se a altura do mesmo para que fosse colocada o piso da sofita de iluminação e cenotecnia (estrutura de aço, com passarelas para colocação de refletores e subida/descida de cenários); o palco italiano foi ampliado, assim como seus palco giratório, fosso, coxias laterais; foram construídos dois amplos camarins laterais; a platéia também foi ampliada em aclive para 194 lugares, assim como o foyer; foram construídos novos sanitários masculino/feminino e para deficientes físicos, cabine de som e luz; foi construída a casa de ar condicionado, sala de dimmers, e sub-estação abrigada. As instalações elétricas, climatização, sonorização, cenotecnia, iluminação cênica, foram também realizadas. Foi necessária a realização da drenagem/urbanização da área externa, envolta do teatro, para que futuramente o mesmo mantenha-se sem umidade.

Com a conclusão da reconstrução do Teatro Martim Gonçalves, a Escola de Teatro da UFBA voltou a proporcionar ao desenvolvimento da cultura na Bahia, um teatro com equipamentos adequados às novas tecnologias de sonorização, iluminação, cenotecnia, climatização e acústica. Assegurando, também, aos seus professores, alunos, técnicos e a comunidade em geral, uma estrutura moderna de formação artística e técnica para a produção cênica nas próximas décadas. O público tem um Teatro em condições compatíveis com os teatros atuais existentes no país.

 

 
Escola de Teatro da UFBA - Rua Araújo Pinho 292- Canela - Salvador-BA-CEP:40110-060 Tel.:(71)3283-7850/3283-7851 Teatro Martim Gonçalves Tel.:(71)3283- 7862, E -mail:teatro@ufba.br

Site desenvolvido por W E B @ M M - André Melhor Miranda / andremelhor@hotmail.com 2008/2