Escola de Teatro
    Apresentação
  Diretoria
  Organização Administrativa
  Corpo Docente
  Espetáculos e Eventos
Espaço Físico
Biblioteca
 
Teatro Martim Gonçalves
    Apresentação
    Espetáculos
Ficha-Técnica
Galeria Nilda Spencer
  Apresentação
  Eventos
  Sala 05
  Apresentação
  Eventos
Espaço Físico
Ensino
  Graduação
    Cursos
  Processo Seletivo
  Pós-Graduação
Extensão/ Pesquisa
  Atividades
 
  Permanentes
  Companhia de Teatro da UFBA
Curso Livre
Leitura Dramática
Ato de Quatro
Eventuais
  Grupos
Fale-conosco
Escola de Teatro da UFBA
Teatro Martim Gonçalves
UFBA

 

Atriz Nilda Spencer
52 anos de atuação

Nilda Spencer nasceu em Salvador, no bairro Canela, no dia 18 de junho de 1924. Nasceu bem próximo onde futuramente seria por muitos anos o seu “lar”, a Escola de Teatro.

Nos anos 50 foi convidada por Martim Gonçalves para fazer uma leitura do texto “Auto da Cananéia” de autoria de Gil Vicente, nas instalações provisórias da Escola de Teatro, na residência universitária da rua Araújo Pinho. A partir deste espetáculo, que estreou em novembro de 1956, no interior da Igreja de Santa Tereza, que Nilda Spencer começou a sua carreira profissional como atriz. Neste mesmo ano foi fundada a Escola de Teatro da Universidade da Bahia, na qual se matriculou para realizar seus estudos acadêmicos.

Ao ingressar na Escola, Nilda Spencer teve a oportunidade de trabalhar com vários diretores e atores convidados de outros estados e de outros países, como Ana Edler, Othon Bastos, Brutus Pedreira, J.H. Koellreuter, Georg Aznour, Maria Fernanda, Sérgio Cardoso, Gianni Rato, Antônio Patino, Dulcina de Moraes, José Possi Neto, entre outros.

Dentre as montagens deste período, em que participou, destacam-se: Senhorita Júlia de Strindberg, direção de Eros Martim Gonçalves, espetáculo que inaugurou o Teatro Santo Antônio ( atual teatro martim Gonçalves); Um Bonde Chamado Desejo, de Tenesse Williams; As Três Irmãs, de Tcheckov e Calígula, de |Camus.

Nilda participou da primeira turma de formandos da Escola de Teatro em 1959 juntamente com João gama, Roberto Assis, Othoniel Serra, Jurema Pena, Maria Ivandete, Julieta Bispo, Sônia dos Humildes e Lia Mara.

Em 1961, com a saída de Martim Gonçalves da direção da Escola ela assume interinamente a direção, sendo substituída em 1965 por Antônio de Carvalho Assis Barros. Foi diretora mais três vezes da Escola de Teatro, sendo eleita sempre por unanimidade, mas em todas enfrentou grandes dificuldades financeiras, mas também políticas. Suas gestões atravessaram a ditadura militar e em muitos momentos teve junto com seus colegas de profissão, textos dramáticos censurados, peças proibidas ou cortadas.

Na década de 80 Nilda Spencer fez parte da criação da Companhia de Teatro da UFBA, junto com o corpo docente, participando como atriz dos espetáculos: Seis Personagens à Procura de Autor, de Pirandello, direção de Harildo Deda; Caixa de Sombra, de Michael Christofer, direção de Harildo Deda e Tango,de Mrozek, direção de Ewald Hackler.

No Cinema a atriz Nilda Spencer também brilhou participando de vários filmes. Em 1968 foi convidada para fazer seu primeiro filme, Juliana e D. Jorge, dirigido por Fred Souza Castro. Em 1975 participou do filme Tenda dos Milagres, de Nelson Pereira dos Santos e em 1976, participou de Dona Flor e seu Dois Maridos, de Bruno Barreto, e em 1998 participou de Memórias Póstumas de Braz Cubas de André Klotzel.

Na Televisão participou em 1981 de Rosa Baiana, novela da TV Bandeirantes, rodada na Bahia. Em 1984 participou da minissérie da TV Globo, Tenda dos Milagres e em 1985 da minissérie O Pagador de Promessas.

O curriculum de Nilda Spencer é múltiplo e vasto, a exemplo de sua participação como colunista diária, a partir de 1969, do Jornal Tribuna da Bahia e muitas outras atividades que a atriz, diretora e professora de teatro exerceu e exerce em sua vida.

 

Fotos: Luis Alberto J. Gonçalves
 
Escola de Teatro da UFBA - Rua Araújo Pinho 292- Canela - Salvador-BA-CEP:40110-060 Tel.:(71)3283-7850/3283-7851 Teatro Martim Gonçalves Tel.:(71)3283- 7862, E -mail:teatro@ufba.br

Site desenvolvido por W E B @ M M - André Melhor Miranda / andremelhor@hotmail.com 2008/2